Equipe

A Symbiomics reúne uma equipe com expertises e experiências em diferentes áreas, focada na solução de grandes problemas.

Rafael Souza
Rafael Souza
Cofundador & CEO

Rafael possui doutorado em Biologia Molecular, Genética e Bioinformática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu doutorado teve como objetivo desvendar a diversidade microbiana associada à cana-de-açúcar e seu potencial no aumento da sustentabilidade da produção agrícola, trabalho desenvolvido enquanto membro do Projeto Saccharome, uma parceria entre a Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e a Unicamp. Liderou o time de Microbioma de Plantas no Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (Genomics for Climate Change Research Center, GCCRC), com enfoque na investigação da dinâmica de comunidades microbianas e seu impacto na saúde e desenvolvimento vegetal. Também faz parte do consórcio internacional MicrobiomeSupport, uma rede de 26 países financiada pela União Europeia com o objetivo de alavancar a bioeconomia utilizando tecnologias em microbioma.

Jader Armanhi
Jader Armanhi
Cofundador & COO

Jader possui doutorado em Biologia Molecular, Genética e Bioinformática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Desenvolveu seu doutorado enquanto membro do Projeto Saccharome, uma parceria entre a Universidade Politécnica de Madrid (UPM) e a Unicamp, tendo trabalhado no desenvolvimento de metodologias disruptivas para isolamento e identificação em larga escala de microrganismos associados a plantas, bem como ferramentas para investigação do impacto da comunidade microbiana na resposta das plantas a estresses ambientais. No Centro de Genômica Aplicada as Mudanças Climáticas (Genomics for Climate Change Research Center, GCCRC) foi responsável por coordenar a criação das coleções de microrganismos e ensaios de prova de conceito para investigar o impacto de microrganismos benéficos na fisiologia vegetal.

Crhisllane Vasconcelos
Crhisllane Vasconcelos
Cientista de Dados

Crhisllane Vasconcelos possui Ph.D. em Genética com ênfase em Bioinformática pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante seu Ph.D. desenvolveu pipelines para anotação de genomas, expressão diferencial de genes, predição de proteomas e redes de interação proteína–proteína. No Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz) participou de diversos projetos aplicando conhecimentos acerca de análise de dados NGS, biologia de sistemas, dinâmica molecular e aprendizagem de máquina. Atuou como cientista bioinformata no Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (Genomics for Climate Change Research Center, GCCRC) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde desenvolveu pipelines para análise de microbiomas, interações planta–microrganismos e seu impacto no crescimento, saúde e resiliência vegetal.

Mariana Ramos
Mariana Ramos
Pesquisadora

Mariana possui doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Durante seu Ph.D., investigou as bases moleculares moduladoras da eficiência da associação entre plantas e bactérias benéficas e trabalhou no desenvolvimento de pipelines abrangendo análises proteômicas e genética reversa em larga escala para prospecção de novos genes e vias metabólicas associados à sobrevivência bacteriana em condições ambientais desafiadoras. Atuou como pesquisadora de pós-doutorado no Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (Genomics for Climate Change Research Center, GCCRC), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde coordenou a criação de coleções de microrganismos, tendo utilizado metodologias disruptivas para isolamento e identificação de bactérias e fungos associados a plantas.

Gabriel Cueva
Gabriel Cueva
Pesquisador em Microbioma de Plantas

Gabriel possui mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e atualmente está finalizando seu doutorado na investigação de mecanismos de montagem e funcionamento do microbioma vegetal no Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Desenvolveu estratégias para o desenho e construção de consórcios microbianos baseados em dados genômicos e traços fenotípicos. Também participou de estudos de caracterização taxonômica do microbioma da soja, milho e maracujá. Além disso, possui experiência em sistemática e bioprospecção de microrganismos associados a plantas e solos, caracterizando traços benéficos para sistemas agrícolas.

Danyelle Mayrink
Danyelle Mayrink
Especialista de Laboratório

Danyelle é Engenheira Agrônoma pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Mestre em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Durante a graduação, atuou no Programa de Melhoramento Genético da Qualidade da Soja do Instituto de Biotecnologia Aplicada à Agropecuária (BIOAGRO-UFV) utilizando-se de diversas metodologias de biologia molecular para seleção assistida de linhagens de soja, compreensão da expressão de genes associados ao aumento da quantidade e qualidade do óleo e aumento do teor de proteína, mantendo os altos níveis de produtividade. Em seu mestrado utilizou-se de análises proteômicas para entender as respostas de defesa em raízes de plantas modelo, e técnicas de microbiologia no estudo in vitro da interação entre bactérias benéficas e plantas.

Thiago Apolonio
Thiago Apolonio
Pesquisador em Genética de Microrganismos

Thiago é doutor em Bioquímica e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Durante seu doutorado, ingressou no John Innes Centre (Norwich, Reino Unido) como pesquisador visitante, onde obteve progresso significativo na construção de novas estirpes de bactérias diazotróficas para serem usadas como fontes mais sustentáveis de nitrogênio fixado em culturas agrícolas. Como pesquisador de pós-doutorado, também trabalhou com técnicas de edição genômica para aumentar o potencial de diazotróficos associativos naturais como promotores do crescimento de plantas, com o objetivo de ampliar a produtividade agrícola e, ao mesmo tempo, ajudar a reduzir a utilização de nitrogênio químico. Thiago também faz parte de uma rede de cientistas do Reino Unido e do Brasil (UK–Brazil Nitrogen Fixation Centre, UBNFC), que trabalham em conjunto desenvolvendo tecnologias inovadoras para aumentar a produtividade agrícola usando bactérias fixadoras de nitrogênio.

Fabiano Távora
Fabiano Távora
Pesquisador em Genética de Microrganismos

Fabiano possui doutorado em Genética e Biotecnologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) com ênfase em melhoramento vegetal e edição de genomas. Durante seu doutoramento, atuou junto à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasil) e ao instituto CIRAD (AFEG – Plataforma de análise funcional e edição de genomas) em Montpellier, França. Participou ativamente na implementação de pipelines para edição de genomas nas culturas do arroz (Oryza sativa L.) e tomate (Solanum lycopersicum L.) visando aumento da resistência à fitopatógenos. Enquanto pesquisador pós-doutor, atou na execução e supervisão de diversos projetos envolvendo edição de genoma em soja (Glycine max) e otimização de protocolos para cultura in vitro de tecidos vegetais. Possui expertise com pipelines de proteômica e genômica da interação planta–patógeno.

Helbert Reis
Helbert Reis
Especialista de Laboratório

Helbert é biólogo graduado pela Universidade Federal de São João del Rey, possuindo também mestrado e doutorado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Possui experiência em diferentes abordagens de interações entre fungos rizosféricos promotores de crescimento e plantas, bem como fatores que influenciam o estabelecimento dessas interações. Trabalhou diretamente no isolamento, caracterização, identificação molecular, testes de potencial e mecanismos de promoção de crescimento vegetal de fungos, bem como ensaios de inoculação de isolados fúngicos. Ocupou ainda posição de pesquisador de pós-doutorado no Laboratório de Biologia de Populações de Fitopatógenos do Departamento de Fitopatologia da UFV, onde conduziu estudos de caracterização genotípica e fenotípica de patógenos importantes, incluindo a detecção de mutações relacionadas à resistência a fungicidas.

Rafaela Martins
Rafaela Martins
Especialista de Laboratório

Rafaela Martins é mestre em Biociências e Biotecnologia em Saúde na área de Biologia Celular e Molecular Básica e Aplicada pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz) e Biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Durante a carreira acadêmica atuou na caracterização de proteínas, com utilização de diversos métodos de biologia molecular. Na graduação desenvolveu ferramentas para expressão e avaliação proteica, bem como produção de anticorpos através de técnicas como mutagênese, clonagem gênica, indução e expressão de proteínas. Em seu mestrado trabalhou na avaliação do perfil de expressão de proteínas através das ferramentas e técnicas desenvolvidas anteriormente com o objetivo de avaliar modificações pós-traducionais e comparar a expressão de isoformas de proteínas da iniciação da tradução.

Tauane Brito
Tauane Brito
Especialista de Laboratório

Tauane é Engenheira Agrônoma formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), especializada em Fisiologia Vegetal e Microbiologia Agrícola. Sua pesquisa se concentra nas modulações anatômicas, fisiológicas e bioquímicas em milho e outras culturas quando inoculadas com diferentes microrganismos benéficos. Possui experiência como pesquisadora na área de fisiologia vegetal, trabalhando principalmente com as culturas de soja, milho, arroz e trigo, tendo ministrado treinamentos sobre a função, posicionamento e manejo de produtos nutricionais e biológicos. Tauane também possui conhecimento em isolamento, manutenção e inoculação de microrganismos de interesse agronômico, bem como em implantação, condução e avaliação de ensaios in vivo.

Francisnei Pedrosa
Francisnei Pedrosa
Cientista de Dados

Francisnei Pedrosa possui mestrado e Ph.D. em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Trabalhou com genômica comparativa de bactérias de importância ambiental e clínica, utilizando a bioinformática para distinção de diferentes grupos de microrganismos com foco na prospecção de microrganismos de interesse biotecnológico. Também trabalhou como pesquisador de pós-doutorado pelo programa de Biotecnologia Vegetal da UENF na elaboração de uma aplicação web e base de dados abrangente para prospecção de microrganismos com potencial para promoção do crescimento vegetal e biorremediação. Possui experiência com análise de dados genômicos em larga escala, e montagem e anotação de genomas microbianos utilizando diferentes linguagens de programação.

CONSELHO

Paulo Arruda
Paulo Arruda
Conselho & Assessor Científico

Paulo é professor do Departamento de Genética do Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desde 1983. Obteve seu doutorado em Genética pela Unicamp e foi pioneiro na área de biologia molecular de plantas e genômica de plantas no Brasil. Seus interesses de pesquisa são direcionados para a compreensão da regulação da expressão gênica e seu impacto no metabolismo de aminoácidos e na resposta ao estresse. Publicou mais de 100 artigos científicos em revistas internacionais. É membro da Academia Brasileira de Ciências, Academia Mundial de Ciências, The World Academy of Science (TWAS) e da Ordem Nacional do Mérito Científico da República Brasileira, tendo recebido o Prêmio de Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, foi cofundador e Diretor Científico da Alellyx Applied Genomics e da CanaVialis, empresas brasileiras pioneiras em genômica vegetal aplicada fundadas em 2003. Atualmente coordena o Centro de Genômica Aplicada às Mudanças Climáticas (Genomics for Climate Change Research Center, GCCRC), na Unicamp.

Solon C. de Araujo
Solon C. de Araujo
Conselho & Assessor Científico

Solon é engenheiro agrônomo pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, Brasil. É sócio-diretor da SCA Consultoria e Treinamento, empresa voltada para P&D e marketing em produtos biológicos para a agricultura. Iniciou sua carreira como pesquisador do IBPT (Instituto de Biologia e Pesquisas Tecnológicas do Paraná), tendo instalado uma fábrica piloto de inoculantes e iniciado a seleção de cepas de microrganismos fixadores do nitrogênio naquele estado. Liderou a equipe que desenvolveu o primeiro inoculante para gramíneas no Brasil. Solon foi diretor de diversas empresas de inoculantes, atuando no desenvolvimento de novos produtos. Possui MBA em marketing pela FGV e mais de 500 publicações na área de difusão do uso de inoculantes. Também é autor do livro “Caminhos, Escolhas e Conquistas”, que relata a história da fixação biológica de nitrogênio no Brasil. Atualmente é consultor da Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (ANPII).

INVESTIDORES

Vesper Ventures
Vesper Ventures
MOV Investimentos
MOV Investimentos
Baraúna Investimentos
Baraúna Investimentos
Ecoa Capital
Ecoa Capital
The Yield Lab Latam
The Yield Lab Latam
MICRORGANISMOS PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL

Desenvolvemos a nova geração
de biológicos para uma agricultura mais sustentável.

Entre em contato com nossa equipe

Contact Symbiomics Contacte a Symbiomics